Sistemas Inteligentes para a Produção de Petróleo e Gás

Área do Conhecimento: Inteligência Artificial e Otimização

Professor: Mario Campos e Jose Perez

Nível: Introdutório para Operadores, Técnicos, Engenheiros e Estudantes

Requisito Básico: Não requerido

Duração: 7 horas
Promoção de lançamento: 6 x de R$ 79,97

OBJETIVO

O curso descreve e discute a aplicação de diferentes técnicas de sistemas de inteligência artificial, como os baseados em redes neuronais, lógica fuzzy, predição em tempo real, etc., para apoiar os operadores e engenheiros na monitoração, controle e otimização dos processos e equipamentos da produção de petróleo e gás. Também analisa diferentes estudos de casos de aplicação dessas técnicas nos principais subsistemas de uma unidade de produção de petróleo e gás, mostrando os impactos na confiabilidade, rentabilidade e segurança das unidades.

PUBLICO-ALVO

Engenheiros, tecnólogos e estudantes de engenharia e áreas afins. Técnicos de instrumentação, eletrônica, elétrica, mecânica e operadores de processos.

EMENTA

⦁ Introdução aos sistemas inteligentes: Lógica fuzzy, redes neuronais e controle preditivo multivariável

⦁ Controles típicos dos sistemas de produção de petróleo e gás
⦁ Controle da planta de tratamento de óleo
⦁ Controle da planta de tratamento de gás
⦁ Controle da planta de tratamento de água
⦁ Estudo de casos – Apresentação das diferentes exemplos e técnicas e suas aplicações a sistemas de óleo e gás

⦁ Análise de benefícios e conclusões

CERTIFICADO

Certificado emitido na conclusão do curso.

PROFESSOR

Dr. Mario Cesar Mello Massa de Campos

Formação Acadêmica

Instituto Militar de Engenharia (IME) – 1984
⦁ Análise de benefícios e conclusões Engenheiro eletricista (B.Sc.).
Petrobras SA 1985 – 1986
⦁ Análise de benefícios e conclusões Pós-graduação em engenharia de equipamentos da indústria petroquímica (Ceneq – 85).
Universidade Federal do Rio de Janeiro 1990
⦁ Mestrado em engenharia química na área de controle e automação de processos (M.Sc.).
Ecole Centrale Paris – França 1997
⦁Doutorado em engenharia química na área de inteligência artificial e sistemas inteligentes

Experiência Profissional

PETROBRAS SA De 1985 até Fev/2021
Consultor Sênior do CENPES (Centro de pesquisa e desenvolvimento da PETROBRAS) na área de Instrumentação, Controle, Otimização e Automação de processos. Participação em mais de 30 projetos básicos de sistemas de automação e controle de unidades de processamento para a indústria de petróleo e petroquímica. Professor convidado dos cursos de controle da Universidade Corporativa da PETROBRAS (Cursos de Controle de Processos e Turbomáquinas). Principais realizações: desenvolvimento e implantação de uma nova estratégia para o controle de turbocompressores centrífugos/axiais nas unidades da Petrobras (mais de 10 projetos). Desenvolvimento e implantação de Sistemas de controle avançado para várias unidades, inclusive para a unidade de eteno II da Copene (Companhia petroquímica do nordeste). Desenvolvimento e implantação de sistemas inteligentes de controle e auxílio à operação em plataformas offshore de produção (mais de 50 projetos implantados buscando estabilização da planta, das bombas submarinas – BCSS e dos poços).. Recebeu o Prêmio de melhor trabalho (Best Paper Award) durante a International Conference & Exhibition da International Society of Automation (ISA) em 1993. Ganhador do Prêmio Plínio Cantanhede 2008 do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis com o trabalho “Ganhos econômicos devidos à melhoria no controle de uma planta de processamento de gás natural”. Ganhador do Prêmio de melhores Práticas (Best practice Award 2009-2012) da IGU – International Gas Union com o trabalho “Optimisation of Natural Gas Plant – Gains in Profitability, Stability and Energy Efficiency”. Ganhador do Prêmio Plínio Cantanhede 2012 do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis com o trabalho “Os Benefícios e Desafios da Aplicação de Técnicas de Controle Avançado e Otimização em Tempo Real em Unidades Marítimas de Produção”. É co-autor de três livros técnicos na área de automação, controle e otimização de processos, e tem dado uma série de palestras em eventos internacionais, como durante o International Symposium on Advanced Control of Chemical Processes – ADCHEM 2009 na Turquia, durante o 10th International Symposium on Process Systems Engineering – PSE 2009 no Brasil, durante o Process Modeling and Optimization for Energy and Sustainability Workshop – PASI 2011 (Pan American Advanced Studies Institute) no Brasil, e durante o 7th International Conference on Integrated Operations in the Petroleum Industry – IO Center 2011, na Noruega. Ele também é membro da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), possui 4 patentes na área e participou de mais de 80 bancas de Mestrado e Doutorado no Brasil.

Dr. José Manuel Gonzalez Tubio Perez

Formação Acadêmica

Universidade Federal do Rio de Janeiro – 1985
⦁ Engenheiro eletrônica (B.Sc.).
Especialista em Controle em Otimização de Processos – 2004
⦁ Pós-graduação em engenharia de controle e otimização na USP
Universidade de São Paulo (USP) – 2006
⦁ Mestrado em engenharia química na área de controle e automação de processos (M.Sc.).
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE/PEQ) 2012
⦁ Doutorado em engenharia química (D.Sc.)

Experiência Profissional

PETROBRAS De 1986 até Março/2021
Consultor Sênior na área de instrumentação, controle, otimização. Atuou em projeto básico, comissionamento, partida assistida e assistência técnica nas áreas de produção, refino, transporte e petroquímica da Petrobras. Participação em mais de 30 projetos básicos de sistemas de automação e controle de unidades de processamento para a indústria de petróleo e petroquímica. Professor convidado dos cursos de instrumentação industrial, instrumentação de segurança conforme N-2595, IEC-61508 e IEC-61511, configuração de PLC e SDCD, PI (Plant Information), automação de fornos e caldeiras industriais, segurança de turbomáquinas e controle de processo regulatório e preditivo multivariável da Universidade Corporativa da PETROBRAS.
Principais realizações: pertenceu ao grupo de grandes máquinas da Bacia de Campos onde atuava na partida e assistência técnica das turbinas e compressores das plataformas, fez o projeto e implantação de uma nova estratégia para o controle de antissurge do sistema de refrigeração e de carga da Petroquímica União (PQU). Fez a configuração em diversos fornecedores de SDCD de malhas de controle, de telas do supervisório e, no sistema dedicado de intertravamento, a configuração de lógicas para proteção de diversas unidades do sistema Petrobras. Configuração de sistemas automatizados de partida, tais como fornos e caldeiras industriais. Apoio ao projeto, desenvolvimento e implantação do software BR-Tuning (Sintonia de malhas de controle PID), É coautor de um livro técnico na área de automação, controle e otimização de processos. Participou de mais de 10 bancas de Mestrado e Doutorado no Brasil.

pt_BRPortuguês do Brasil