Área do Conhecimento: Química do Petróleo
Professor: Sonia Maria Cabral de Menezes, Ph.D
Nível: Introdutório
Requisito Básico: Não requerido
Duração: | 3 horas |
Investimento: | 3 x de R$ 60,00 |
OBJETIVO
Transmitir conhecimentos básicos sobre a química do petróleo, com ênfase na formação do petróleo e na sua composição química, assim como nas suas propriedades químicas, físicas e físico-químicas.
PUBLICO-ALVO
O curso é destinado a químicos, engenheiros ou profissionais de qualquer área que desejem adquirir conhecimento sobre a química do petróleo.
EMENTA
⦁ Revisão de Conceitos
⦁ Origem do Petróleo
⦁ Matéria Orgânica Precursora
⦁ Querogênios
⦁ Acumulação de Petróleos
⦁ Alterações Químicas Possíveis no Reservatório
⦁ Origem versus Propriedades
⦁ Composição do Petróleo
⦁ Classificação e Correlação entre Composição e Propriedades dos Petróleos
CERTIFICADO
Certificado emitido na conclusão do curso.
PROFESSOR
Sonia Maria Cabral de Menezes foi durante quase 46 anos Consultora Sênior em Química Analítica com especialidade em Ressonância Magnética Nuclear aplicada à Industria de Óleo e Gás da Gerência de Química do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CENPES) da PETROBRAS (1975 à fevereiro de 2021). Por ser a Química uma disciplina matricial, trabalhou em centenas de projetos de pesquisa, dos quais coordenou 17, sempre atuando em soluções em Química para a Indústria de Petróleo, desde a Exploração até a qualificação de produtos e bioprodutos passando pela Perfuração, Produção, Transporte, Refino, Materiais etc..
Sonia graduou -se em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ em 1974 e obteve seu Mestrado e Doutorado em Química Orgânica pelo Instituto de Química da UFRJ em 1978 e 2003 respectivamente. Fez especialização em Ressonância Magnética Nuclear (RMN) na City of London Polythecnic , Londres, UK, de 1978 a 1979
Foi um dos doze membros fundadores da Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN) em 1988, após ter instalado em 1987 no CENPES, o primeiro equipamento de RMN de nova geração do país. Na AUREMN foi Presidente por doze anos e é ativa na Associação até hoje.
Foi representante Brasileira na Commissão: “Molecular Structure and Spectroscopy” da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) de 1991- 2006.