Área do Conhecimento: Engenharia de Reservatórios
Professor: Manoel Leopoldino Rocha de Farias, Dr.
Nível: Introdutório/Intermediário
Requisito Básico: Não requerido
Duração: | 4 horas |
Valor do Investimento: | R$ |
Promoção de lançamento: | R$ 580,00 |
OBJETIVO
Transmitir conhecimentos sobre o processo de previsão de produção, fundamental nas fases de desenvolvimento de produção do campo e durante a própria produção. O curso fornece uma excelente visão geral do processo de trabalho do engenheiro de reservatórios.
PUBLICO-ALVO
O curso é destinado a engenheiros, geólogos, químicos ou profissionais de qualquer área que desejem adquirir conhecimento sobre a engenharia de reservatórios.
EMENTA
- Fases de um projeto de E&P
- Papel do Geofísico
- Papel do Geólogo
- Papel do Engenheiro de Reservatórios
- Previsão de produção por analogia
- Previsão de produção por declínio
- Equação de Balanço de Materiais
- Uso da Simulação Numérica na Previsão de Produção
- Incorporação de dados de rocha, fluidos, testes e histórico de produção na montagem e calibração de um modelo de simulação
- Softwares para pré e pós-processamento de simulação – plataformas comerciais e freeware
- Papel da Engenharia de Reservatórios no ciclo de reservas
CERTIFICADO
Certificado emitido na conclusão do curso.
PROFESSOR
Manoel Leopoldino é Engenheiro Civil formado pela UFJF (1989). Cursou Especialização em Engenharia Econômica na Faculdade Machado Sobrinho e na FGV (1991). Possui Mestrado em Engenharia Civil, na área de Estruturas, pela UFF (1995); cursou Especialização em Engenharia de Petróleo na Universidade Petrobras (2003) e é Doutor em Engenharia Mecânica – Petróleo e Energia pela PUC-Rio (2013), incluindo estágio técnico de um ano no Departamento de Engenharia Química e Biomolecular na Rice University, em Houston (2010-11).
Trabalhou como Engenheiro de Reservatórios, com foco em campos offshores de águas profundas, durante 17 anos na Petrobras, na Shell, na PréSal Petróleo (PPSA) e na PetroRio. Atualmente encontra-se na Eneva dedicado ao redesenvolvimento de campos maduros onshore. Tem atuação destacada nas áreas de gerenciamento e simulação de reservatórios e reservas; em projetos de cooperação tecnológica com empresas e universidades e na coordenação de grupos multidisciplinares de trabalho.
É também professor de Engenharia de Reservatórios e Simulação de Reservatórios na Universidade Veiga de Almeida, desde 2014.