A professora Glenda Rangel Rodrigues é engenheira química, formada na UFRJ, com especialização em processamento de petróleo pela Petrobras, MBE pós-graduação executiva em meio ambiente pela COPPE, mestrado em Gestão Ambiental pela UFF. Ingressou na Petrobras em 1987, trabalhando na Refinaria Duque de Caxias por 13 anos, desempenhando funções técnicas e gerenciais voltadas para a área de energia, utilidades e tratamento de efluentes.
A partir de 2001, trabalhando na área de Refino da Petrobras, desenvolveu trabalhos na área Energia e Emissões atuando na implementação da gestão de emissões atmosféricas no segmento, chegando a Consultoria Master em 2013. Atuava tanto com poluentes regulados, focada em qualidade do ar, quanto em descarbonização.
Participou como representante do Refino, dos grupos de trabalho de elaboração das Resoluções CONAMA que estabeleceram os limites de emissões para fontes fixas e atuou por 20 anos no suporte a operação, projetos, licenciamento e planos de gestão.
Atualmente, é consultora especialista em qualidade do ar e descarbonização na Ramboll, empresa de engenharia e consultoria