ANÁLISE DOS DIFERENTES ESQUEMAS DE REFINO

Área do Conhecimento: Refino e Petroquímica

Professor: Juarez Barbosa Perissé, M.Sc

Nível: Introdutório

Requisito Básico: Não requerido

Duração: 7 horas
Investimento: 6 x de
R$ 198

OBJETIVO

Transmitir ao aluno conhecimentos sobre os diferentes esquemas de refino, assim como sua adequação de acordo com os diferentes tipos de petróleo. Este curso proporcionará ao aluno uma visão geral de quais são os pontos – chave na alocação de petróleo para uma refinaria, assim como as diferentes possibilidades de atendimento ao mercado de derivados.

PUBLICO-ALVO

O curso é destinado a engenheiros, administradores, contadores, outros profissionais que desejem adquirir conhecimento sobre a escolha de petróleos para uma refinaria, análise de diferentes esquemas de refino e avaliação do ativo.

EMENTA

⦁ O Petróleo
⦁ A visão do refinador sobre a qualidade do petróleo
⦁ Visão Geral de uma Refinaria
⦁ Processos de Separação
⦁ Processos de Conversão
⦁ Unidades de Tratamento
⦁ Unidades Auxiliares
⦁ Escolha dos processos de conversão de acordo com as demandas de mercado
⦁ Especificações dos Derivados
⦁ Evolução das Especificações
⦁ Adequação dos esquemas de refino em função de novas especificações
⦁ Adequação dos esquemas de refino em função das características dos petróleos
⦁ Avaliação de diferentes esquemas de refino adotados
⦁ Refinarias de pequeno porte

CERTIFICADO

Certificado emitido na conclusão do curso.

PROFESSOR

Juarez Barbosa Perissé M.Sc

Juarez Barbosa Perissé é engenheiro químico, formado na UFRJ, com mestrado em Engenharia Química pela UERJ e MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC. Ingressou na Petrobras em 1985, trabalhando na Refinaria Duque de Caxias por 16 anos, desempenhando funções técnicas e gerenciais.

A partir de 2002 desempenhou a função de Consultor Sênior na área de Planejamento do Parque de Refino sendo responsável pela construção e aprovação da Carteira de Qualidade de Gasolina, compreendendo 11 Unidades de hidrodessulfurização de nafta craqueada, 6 Unidades de hidrotratamento de nafta de coque, e 4 de Reforma Catalítica , assim como na construção e aprovação da Carteira de Qualidade de Óleo Diesel, compreendendo 10 Unidades de hidrotratamento com diferentes severidades de acordo com o esquema de refino.

Atuou também na elaboração dos Planos Diretores de Refino das Unidades Operacionais do Parque de Refino brasileiro, compreendendo novas unidades de conversão, aumento de capacidade de destilação, além de unidades de tratamento.

Atualmente tem se dedicado a consultorias na área de Downstream.

pt_BRPortuguês do Brasil